PROJETO

NOME DO PROJETO

objetivo
-------
desafio
-------
objetivo
-------

Na natureza a cápsula se rompe e as sementes são espalhadas pelo vento, por serem muito leves podem parar em locais distantes. Mas para que elas germinem é preciso ter contato com fungos específicos que vivem naturalmente em algumas raízes de orquídeas. Então, a germinação é muito baixa. Por ter uma germinação tão baixa é que foram feitos testes com cultivo in  vitro, a partir destes testes descobriu-se que é possível germinar sementes de orquídeas in vitro!

Esta descoberta possibilitou termos um maior número de híbridos. Com o domínio da germinação, orquidófilos e entusiastas do cultivo de orquídeas passaram a fazer seus próprios cruzamentos. Após a formação da cápsula eles a enviam para laboratórios específicos para que seja feita a germinação. Além do aumento do número de híbridos de diversas espécies cores e formatos, outra grande vantagem foi a redução da retirada de orquídeas da natureza. Favorecendo assim o cultivo sustentável, uma vez que é crime retirar espécies nativas de florestas.

O cultivo por meristemas é mais lento que a semeadura, em uma cápsula é possível obter mais de 1000 novas plantas, já no caso do meristema vai depender da resposta da espécie in vitro, de cada meristemas podemos ter uma média de 3 novos brotos e cada um destes três formarão mais três e assim sucessivamente, acelerando a multiplicação da planta e reduzindo o tempo de espera quando comparado ao cultivo convencional.

LABORATÓRIOS DE CULTURA DE TECIDOS

Os trabalhos de germinação in vitro e cultivo de meristemas devem ser realizados em laboratórios específicos para isso (biofábricas), esta técnica demanda mão de obra qualificada e o uso de equipamentos que garantam a limpeza de todo o material. Existem alguns tutoriais para fazer germinação de forma caseira, em alguns casos dá certo, porém o maior problema é a contaminação. Como todo o processo é feito utilizando meio de cultura rico em nutrientes e açúcar, é muito fácil haver contaminações por fungos e bactérias. Estas contaminações são facilmente controladas em laboratórios, uma vez que se utiliza autoclave e fluxo laminar, equipamentos que garantem a limpeza dos meios de cultivo e ambiente.

Nós da Multiagro Mudas fazemos este tipo de trabalho, caso você tenha interesse, entre em contato com a gente para explicarmos melhor sobre a técnica e formas de envio do material.

Quer nossa ajuda para aprimorar sua produção?

Entre em contato

EM BRANCO

SIGA A MULTIPLICARE

EM BRANCO