O que são biofábricas de plantas

Você já ouviu falar em Biofábrica de plantas? O termo é pouco utilizado no Brasil, mas nada mais é do que uma fábrica de plantas. Sim, uma fábrica, com ambiente controlado, luz, água, nutrientes e temperatura, as plantas têm uma condição perfeita para crescimento e desenvolvimento, desta forma é possível produzir mudas em grande escala.

QUAL A VANTAGEM DE PLANTAS DE BIOFÁBRICA?

As plantas produzidas em biofábricas são todas padronizadas, todas da mesma idade e filhas da mesma mãe, são todas clones. A partir de uma planta matriz, que é selecionada de acordo com o potencial produtivo, é feita a reprodução. Com o cultivo em ambiente controlado todas as plantas são livres de qualquer tipo de doença ou praga.

A maior vantagem de mudas cultivadas desta forma é a garantia de potencial genético, com isso as mudas são mais produtivas no campo. Além disso, todas as plantas são uniformes e rastreadas, são todas da mesma idade e possuem o mesmo perfil. Com a rastreabilidade é possível saber qual é a geração daquela muda e quem são seus pais. O plantio com mudas uniformes facilita os tratos culturais e a colheita, pois todas as plantas estarão no mesmo estágio de desenvolvimento.

A garantia de mudas sadias, livres de pragas e doenças é de extrema importância, instalar um plantio com mudas doentes, acarreta em perda de produtividade e renda. Outro ponto interessante é que é possível utilizar uma matriz doente para produção das mudas, isso graças às técnicas de micropropagação e cultura de tecidos que são utilizadas, elas permitem produzir plantas sadias a partir de uma matriz doente. Assim, se você tiver uma planta doente que seja interessante multiplicar, é possível conseguir mudas sadias desta planta.

Os cuidados para iniciar um plantio são vários e a escolha das mudas é um dos mais importantes. Mudas sadias, vigorosas e com potencial genético são sinônimo de produtividade e aumento do lucro.


Foto: Elci Guerra

Eng. Agrônoma | PhD. Biotecnologia Vegetal | Cofundadora Multiplicare Plantas | Produção de Mudas | Cultura de Tecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *